Enem
Enem
Enem: a grande porta de entrada para o Ensino Superior

A cada ano que passa, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem sido mais importante para a vida daqueles que desejam ingressar numa faculdade. A média de pessoas que se inscrevem para a prova é de mais de 6 milhões de pessoas.

A prova é dividida em dois dias e conta com questões das seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Ao todo são 10 horas e 30 minutos de prova, 180 questões e uma redação. Muito trabalho.

Atualmente grande parte das faculdades do Brasil, e algumas de Portugal, aceitam o Enem no processo seletivo. Isso faz com que a prova seja ainda mais importante. Seja por meio de programas governamentais como PROUNI e SiSU, aceita como parte da nota de vestibulares ou mesmo como forma de ingresso direta, a nota do Enem se tornou uma grande preocupação para todos.

Com um sistema de pontuação que privilegia a coerência nas questões que acaba acertando, a prova do Enem possui o famoso método TRI (Teoria de Resposta ao Item). Ou seja, cada prova terá sua nota mínima ou máxima, inclusive acima de 1000. Tudo vai depender de uma série de fatores como dificuldade das questões e proficiências cobradas, por exemplo.

Ao final, a prova do Enem é desafiadora, mas abrirá muitas portas para o seu futuro. Por isso comece desde já a entender qual faculdade é perfeita para o seu perfil.